Avinash Kaushik, reconhecido evangelista do Google Analytics conta que foi abordado pela VP de uma empresa que faz parte do ranking da Fortune 100. Na pergunta dela, ela pedia uma recomendação de qual ferramenta utilizar para melhorar o site da empresa e consequentemente as vendas. Avinash respondeu recomendando não uma ferramenta, mas uma pequena pesquisa no site com 3 questões para entender melhor o seu tráfego:
1- Qual o motivo da sua visita ao site hoje?
2- Você conseguiu completar seu objetivo no site hoje?
3- Se você não conseguiu, por que não?
Geralmente as pessoas pensam que Analytics se trata apenas de dados numéricos ou mesmo de ferramentas X ou Z. É um erro pensar assim. Analytics é um processo de estudo contínuo dos dados e pesquisas qualitativas também são dados. Essas três perguntas são uma ferramenta bastante interessante para entender as motivações do tráfego e tentar ajudar a otimizar o site para todos os objetivos dos usuários. Mesmo que eles não sejam uma conversão com foco comercial, essa boa experiência atrairá mais conversões a longo prazo para seu site e sua marca com um todo.