A Análise em Grupo é uma ferramenta poderosa, e não estou falando isso porque é mais legal trabalhar em grupo do que sozinho. Mas primeiro, é preciso método. Já falamos aqui que o trabalho do analista não é criar relatórios, mas extrair dos dados, decisões de mudanças informadas, com certas expectativas de melhoria.
O problema é que muitas vezes em nossa análise, caímos em vieses. Vieses são distorções da realidade a partir dos dados. Criamos uma história convincente com alguns poucos dados que temos e acreditamos piamente nela, isso é muito comum e ninguém está livre disso. Por isso, uma dinâmica coletiva pode ser saudável em uma análise.
Para isso, precisa apenas de mais uma pessoa, e o método é simples: um (ou mais) vai assumir o papel de defesa de uma ideia e o outro vai tentar atacar a ideia. A cada tentativa de mostrar a ideia inicial falsa, o potencial de melhoria dela aumenta ainda mais.
Com isso você evita os diversos vieses que estamos suscetíveis em nossas análises diárias. Sempre que tiver uma ideia que precisa de uma atenção maior, principalmente pelo trabalho de implementar ela, chame aquele amigo, de preferência de fora, para te ajudar a refutar aquela ideia. Se ela sobreviver às refutações sucessivas, ela é uma ideia boa.