Quem mantém um blog, principalmente quando esse blog tem conteúdo de mais de um autor, certamente em algum momento se perguntou: qual autor está gerando mais resultado para o site. Bom. Isso é possível de medir. Como fazer? Eu faria seguindo os seguintes passos:
1) Criar uma Dimensão Customizada no Google Analytics.
2) Puxar o ID do Autor do WordPress (imaginando que você usa ele) para o frontend.
3) Criar um dataLayer para enviar o ID do Autor para o Google Tag Manager.
4) Configurar o GTM para pegar o dataLayer e enviar para a Dimensão Customizada do GA.
Com essa implementação resolvida, você pode começar a pensar em algumas análises como:
– Qual autor traz mais tráfego para o meu site?
– O autor que traz mais tráfego também é o que gera mais leads?
– E vendas? Qual autor traz leads de melhor qualidade?
Com esses dados em mãos fica muito mais fácil tomar decisões sobre quais fornecedores de conteúdo investir, quanto investir, se investir e quando aumentar o investimento.
Que mais ideias você teria com isso em mãos?