O psicólogo Barry Schwartz cunhou o termo “Paradoxo da Escolha” para descrever suas descobertas. Ele concluiu que, se de certa forma uma quantidade de opções maior nos leva a encontrar melhores resultados, também nos leva a maiores níveis de ansiedade, indecisão, inação e insatisfação. Ao invés de nos dar subsídios para tomar melhores decisões, nosso acesso a informações ilimitadas tem gerado medo de tomar a decisão errada.

Muita gente confunde Analytics com criar inúmeros relatórios, porque a quantidade de números acompanhados nos dá a sensação de controle. Já falamos aqui do Plano de Mensuração (tip #1) e A Única Métrica que Importa (tip #2), que são ferramentas para fugir dessa tendência.

Mas a dica é: em todo ciclo de melhorias, ao invés de focar no relatório ou hipóteses do que está acontecendo com o seu público, foque na indicação daquilo que deve ser melhorado. Mudanças são o produto final de qualquer analista. Obviamente que os dados são a matéria prima para chegar nessa indicação e devem ser apresentados para gerar maior aceite da sua sugestão, mas, para chegar nos tão falados resultados, primeiro é preciso mudar algo que está errado e essa mudança com certeza não é um relatório. Assim, você foge do efeito Analysis Paralysis.