Você já deve saber que é possível registrar vendas no Google Analytics. Você pode registrar coisas como a quantidade e o valor delas, qual produto foi vendido, o id dele e da venda etc. Mas você sabia que já existe uma evolução disso?
Essa evolução se chama Comércio Eletrônico Avançado (Enhanced Ecommerce) e vai um pouco além do Comércio Eletrônico Tradicional. Com ele você pode registrar coisas como: quando um produto é visto dentro da sua loja, quando ele é clicado, quando o usuário vê detalhes dele, quando ele é adicionado ao carrinho, o início do processo de compra, a finalização e até mesmo o estorno do produto.
São poucas lojas virtuais que se aproveitam dessa nova função e ela pode dar valiosos insights, como por exemplo: se um produto está com muito destaque mas não deveria, pois está tendo pouca evolução em vendas, enquanto outro fora de destaque deveria ser melhor promovido.
Uma função que eu gosto muito do Enhanced Ecommerce é a do estorno. Se ela for bem configurada, ela faz a receita do Analytics ficar bem mais real, pois exclui compras que nunca foram pagas na realidade. Por exemplo, se você usa boleto, pode querer que a venda já registre essa receita na hora da venda (e não só quando ele for pago). Mas, sabemos, em média metade deles não são pagos, então, você pode configurar para que, depois de certo tempo, eles sejam “estornados”. Vamos falar com mais detalhes sobre isso em uma dica específica.
O ponto é: aproveite as funções disponíveis, elas foram criadas para resolver a dor de muitas lojas virtuais que utilizam o Google Analytics.