Qual é sua taxa de conversão? Muitos diriam, divida o número de conversão pelo número de visitas no seu site. Vamos supor que você tenha 20 conversões em 100 visitas. Sua taxa de conversão é de 20%, correto? Errado.
Geralmente, fazemos esse cálculo para planejamentos de Marketing Digital, o problema é: como você pode garantir que esse número se manterá inalterado se, por exemplo, invés de 100, tivéssemos 1.000 visitas no site?
A primeira coisa que precisamos entender é que: quanto mais dados coletamos, menos a taxa irá variar e mais correta estará. Se quiser pesquisar, esse fenômeno se chama regressão à média. Então, se você quer ir por um caminho simples, que não é o ideal mas pode quebrar o galho, siga essa dica: aguarde ter pelo menos 100 conversões para calcular sua taxa. Mas se você quer ir além na precisão, não pare de ler.
Exporte uma planilha com: data, visitas e conversões. Escolha um período considerável. A seguir, crie mais duas colunas de visitas e conversões acumuladas. Nessa parte você vai somar cumulativamente as visitas e conversões de cada dia, sempre somando a quantidade do dia à quantidade do saldo anterior. Agora, crie uma coluna para a taxa de conversão acumulada (divida o número de conversões acumuladas pelo número de visitas acumuladas). Mais uma coluna, dessa vez é a variação da taxa de conversão acumulada. Divida a atual pela anterior e subtraia um. Essa é a variação da taxa de conversão. Perceba que essa variação vai sendo cada vez menor, até um ponto que, você não encontra variações acima de 5% (positivo ou negativo). Aí sim, atingiremos um número mais estável pra usar em outros cálculos.
Repita esse processo com visitas e conversões só de uma mídia ou só de uma variação em um teste A/B ou qualquer outro cruzamento que achar útil para achar uma taxa de conversão mais real.