A primeira reação diante de uma queda de resultado é a ansiedade. E da ansiedade vem conclusões precipitadas que não vão ajudar a resolver o problema. Nessa dica tentaremos cobrir um processo simples que pode te ajudar a resolver esse impasse.
1) Certifique-se de que o resultado realmente caiu. Só porque tivemos um ou poucos dias ruins, não significa que algo mudou a ponto de dizermos que realmente estamos com um resultado ruim.
2) A partir de que dia o resultado piorou? Determine um divisor de águas.
3) Use o comparador de datas do Google Analytics, comparando um período antes e depois do momento de mudança identificado.
4) Compare: taxas de conversão da meta em questão, quantidade e distribuição de tráfego entre as mídias, taxa de rejeição, navegação pelas páginas.
5) Levante hipóteses.
Com as hipóteses anotadas, procure novos dados que comprovem o fenômeno. Cuidado com ideias fáceis ou preferidas por você ou quaisquer participantes da análise. Lembre-se, se enganar custa caro e você não está de brincadeira.
Tenha em mente que a queda pode ser simplesmente um problema de rastreamento. Nesse caso, merece uma revisão do seu tracking de Analytics.
Achou uma hipótese forte? Defina uma ação de correção e acompanhe.