Formulários. Formulários por toda parte. Formulários são a porta de entrada para os dados mais importantes do seu site: os dados do seu futuro cliente. Logo, formulários não podem ser ignorados. Imagine que há um erro em um campo, não um erro gritante, mas um erro considerável que come parte das suas conversões, digamos, uns 30%.
Agora, justamente por não ser gritante, ele fica lá, como uma doença crônica assintomática, causando um estrago imperceptível. Depois de alguns meses, você descobre. Legal, né? #sqn.
Então, por que isso ainda acontece (com negócios de todos os tamanhos). Justamente por não aproveitar essas maravilhas do Analytics chamadas eventos.
Você pode disparar um evento quando o usuário começar a preencher o formulário, quando ele terminar de preencher um campo com sucesso, quando um campo apresentar erro, quando o envio do formulário for barrado por um dado incorreto ou ausente e quando o formulário é enviado com sucesso.
Você pode fazer um gráfico de drop-off dos campos. Por exemplo: quais campos geram maior desistência de preenchimento do formulário? Eles são realmente essenciais? E como falamos acima: será que não é um erro? Tudo isso entra no seu radar quando você configura os eventos de comportamento no formulário.