Dessa vez, vamos mudar um pouco, invés de uma dica vamos chamar de desafio. Desafio do alerta. Trabalhando diariamente com várias contas de Analytics, a coisa mais rara de se ver é um alerta configurado e isso é ruim. Então, o desafio é simples, configurar pelo menos um alerta.
Assim que você sair dessa dica, você vai pegar a meta mais importante do seu site, seja uma venda ou um lead (ou outra coisa) e configurar um alerta. Uma forma que eu gosto bastante de fazer é um alerta em caso de diminuição de mais de 20% em relação ao mesmo dia da semana anterior. Ou seja, se você vender 20% menos que a terça-feira passada, por exemplo, vai receber um aviso por email ou SMS.
Essa é uma forma de você automatizar a análise, assim você não precisa ficar olhando toda hora, mas, quando o alerta chegar, trate de ir até o Analytics e cavar fundo para entender o que está acontecendo. É muito comum acontecer em feriados, por motivos óbvios. Mas cuidado, se os alertas começarem a ficar crescentes, você precisa se preocupar.
Outra observação: se a quantidade de conversões no seu site é baixa, talvez essa dica não seja muito útil, você pode tentar focar apenas em tráfego, por exemplo. E também, talvez os 20% possam ser substituídos por outro valor, se houver muita flutuação, você sabe melhor que ninguém o que é mais adequado. Achou o problema? Parta para a ação.