Se te fosse dada a opção de escolher apenas um número para direcionar seu trabalho de Marketing Digital, qual seria esse número? Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz chamam ele de a Única Métrica que Importa (ou The Only Metric That Matters). Mas, por que ter apenas um número se podemos ter vários? A Única Métrica Que Importa (UMQI) cria um senso de união em torno de um objetivo comum e foco. Quando temos várias métricas, podemos ficar confusos ou até numa queda de braços entre as equipes responsáveis por otimizar A ou B. Mas quando temos um número central, ele passa a ser o centro gravitacional da estratégia de Marketing Digital. Não importa se o site tem 100.000 visitantes únicos ou a taxa de rejeição está uma maravilha. Se a UMQI não estiver bem, isso significa que o negócio não vai bem e aí temos um problema.
Importante, a UMQI não é permanente, ela muda de acordo com o estágio do negócio. Por exemplo, o Slack definiu que um usuário ativo era aquele que entrava e interagia todo dia com o software, e usou como UMQI o número de usuários ativos diariamente. Isso permitiu eles focarem no desenvolvimento de features que criassem hábitos de uso e conseguissem um crescimento espantoso.