Contas são o mais alto nível de organização no Google Analytics. Uma boa analogia é entender elas como pastas. Entretanto, é importante saber até onde vai a “jurisdição” de uma conta. Um bom delimitador seria uma conta por marca. Cuidado para não colocar muitos sites em uma conta só, principalmente sites de negócios totalmente distintos. Muitas agências de Marketing Digital já caíram nesse erro.

Logo a seguir vem as propriedades. Propriedades são onde os dados chegam, pois elas são identificadas pelos UAs que são seus IDs exclusivos. Esses UAs são visíveis no código de rastreamento. A dica aqui é tomar cuidado para não sair criando propriedade a torto e a direito. Vejo muita gente criando propriedade pro blog separada da propriedade do site institucional e isso não faz muito sentido se você quer analisar, por exemplo, se um usuário que chegou atraído por um post converteu na home do seu site institucional. Não que com duas propriedades você não consiga isso, mas vai gerar uma complexidade desnecessária que não vale a pena. Outra dica bem legal é criar uma propriedade de testes. Se você faz aquelas implementações cabeludas, você vai acabar fazendo tanto teste que os dados fakes vão poluir sua propriedade principal (também chamamos de Master).

Por fim, chegamos ao nível das vistas. As vistas, como o nome já diz, são diferentes visões de uma mesma propriedade. A divisão que eu mais gosto de trabalhar é feita com três vistas: Master (para ser a principal para análises), Test (para testarmos configurações de vista novas, como metas, filtros e etc antes de aplicarmos na Master) e Raw (que seria uma vista sem nenhuma configuração para o caso de perdermos algum dado importante nas outras e que pode ser visto nesta). Algumas pessoas gostam de utilizar vistas filtradas por origem de tráfego, eu não recomendo esse tipo de divisão, a funcionalidade para esse tipo de análise são os segmentos avançados. Se você fizer isso, estará desconsiderando a jornada do visitante no seu site, que é, variando de negócio a negócio, mais ou menos multicanal.