O Google Tag Manager é um gerenciador de tags, aqueles pequenos trechos de códigos que precisamos inserir no site para as ações rotineiras de Marketing Digital, a exemplo do próprio Google Analytics.

A questão não é mais se você deve usar, mas quando. O ganho de produtividade é imenso. Entretanto, muita gente tem uma primeira experiência negativa, por não entender direito o seu funcionamento. Essa dica é para tentar resolver um dos problemas mais comuns.

Vamos supor que você tem o Google Analytics instalado diretamente no código-fonte do seu site. E além disso, vários eventos de GA configurados e rodando direitinho. Aí, você decide utilizar o Google Tag Manager, e implementa o Google Analytics através dele (pelo menos a Visualização de Página básica), mas não todos os eventos que você tem configurados diretamente no código.

Depois disso, você retira o código de pageview do Google Analytics direto no código-fonte do site, já que você implementou ele via GTM. Sabe o que vai acontecer? Todos os seus eventos vão parar de funcionar.

Acontece que, aquele código de evento do GA não vai conseguir comunicar nada pro GTM. Você precisa criar os eventos dentro do GTM. A novidade boa é que muitos deles você não precisa mais de código nenhum pra fazer, como por exemplo, cliques em botões. Outros você vai precisar implementar um dataLayer, que falaremos em outras dicas.

Então, a dica é, implemente o Google Tag Manager, mas não retire de pronto seu Google Analytics direto do site, vá implementando os novos eventos através dele e migrando os antigos. Quando não tiver mais nenhum no formato antigo, aí chegou a hora de dar a virada final.