Manter um blog hoje é bem comum. Mas, como saber se o seu conteúdo gera leitura? Só olhar taxa de conversão é pouco. Podemos ter uma interação valiosa com conteúdo que deu bounce simplesmente porque leu e quis sair do blog, mas que depois pode voltar e se tornar um cliente. Então, como fazer? Novamente a resposta está nos eventos.

A ideia aqui funciona assim: uma vez que o usuário começar a rolar a página, anote o tempo (isso será feito via programação). Ao chegar ao fim do conteúdo da página, ou seja, a última linha do post, você dispara um evento que contabiliza quanto tempo passou desde a primeira interação (início da rolagem de página). Agora vem a ideia em si:

Crie segmentos para analisar os diferentes tipos de leitores do seu blog. Você pode criar um segmento e chamar de scanners, para usuários que fizeram esse trajeto em menos de 30s ou 60s, o corte é seu e fica por conta dos seus dados. Os leitores serão aqueles que passaram, obviamente, mais tempo nesse processo.

Com essa estratégia de mensuração você dá mais valor ao monitoramento de interações com o seu blog, o seu conteúdo e sua estratégia de marketing como um todo.