Nomeação de metas no Google Analytics é um dos problemas mais absurdos que eu acho. Absurdo porque não é necessária nenhuma habilidade especial para você nomear metas de um jeito que faça sentido, ou sim, se você considerar bom senso algum tipo de super poder.

Na minha opinião, as metas devem ter nomes muito claros, sem usar jargões ou coisas genéricas demais. Geralmente, um dos primeiros lugares que eu acesso quando alguém me libera uma conta de Analytics é a parte administrativa de metas. Para mim, as metas são o centro gravitacional de toda estratégia de Marketing Digital.

Pensando em ajudar nesse problema, eu criei um teste simples para tentar ajudar a nomear as metas do melhor jeito possível. O teste é bem simples, chame alguém mais ou menos informado sobre Marketing Digital, pode ser um colega que trabalha em uma outra empresa, por exemplo. Peça para ele dar uma navegada no seu site. Depois passe para ele o nome das metas e peça para te explicar onde cada uma ocorre e como.

Se ele tiver dificuldades de associar os nomes das metas que você passou com as partes do site que navegou, é porque elas estão confusas demais, e vai por mim, incrivelmente muitas contas sofrem desse problema. Isso dificulta, principalmente para quem trabalha com muitas pessoas e até terceirizados na comunicação a assertividade. Pode ocorrer (e já vi isso bastante), de se estar falando de meta A e se entender B, afinal, muita gente tem medo de perguntar, com vergonha.