Não se impressione se não souber, já que isso é uma invenção nossa. Vou explicar melhor. Com o crescimento do uso de dispositivos mobile para navegação online, a área de Digital Analytics começou a sofrer de um problema: a segregação dos dados de uma mesma pessoa em vários dispositivos.

De forma mais clara: a mesma pessoa navega no celular e depois no desktop (e vice-versa), só que não sabemos que essa é uma mesma pessoa, logo, podemos tomar decisões erradas como, por exemplo, segmentar nossa mídia só para desktop uma vez que é lá que estão ocorrendo a maior parte das conversões, o problema é que nós é que não estamos vendo que na verdade elas começam pelo mobile.

O Google Analytics em sua mais nova versão do código de rastreamento, o Universal Analytics, trouxe a inovação do User ID, ou seja, um ID que centraliza toda a informação sobre um determinado usuário. O grande problema é que se seu site não tem uma forma de login, ou se esse login é feito só em etapas mais avançadas do processo de conversão, fica difícil fazer uma análise mais íntegra do Marketing Digital.

A solução encontrada por nós para os projetos dos nossos clientes é o User ID Loop. Funciona assim: todo usuário ao entrar no site pela primeira vez recebe um UserID que fica salvo em um cookie (você pode inclusive utilizar o próprio cookie do Google Analytics para isso).

Esse identificador é enviado como UserID e como dimensão personalizada para o Google Analytics. Além disso, todo formulário de opt-in do site possui um campo oculto onde preenchemos automaticamente com esse mesmo ID. Dessa forma, usuários anônimos passam a ser identificados e podemos começar a cruzar o “João da Silva” com tudo que o UserID dele fez no site, as vias pelas quais chegou até ele etc.

Mas, até aí, nada de diferente do que já falamos, não é?

Para garantirmos que tanto o comportamento mobile quanto desktop estejam linkados, fazemos o seguinte: a partir de agora, todo email enviado para esse contato identificado vai com links que são parametrizados, ou seja, se ele clicar em qualquer email (seja lá sobre o que for esse email) ele vai para o site, mas vai identificado.

Chegando no site, um script é responsável de pegar esse parâmetro e subscrever o UserID que ele recebeu automaticamente pelo UserID mais antigo e mais real dele, assim evitamos que pessoas antigas gerem novos UserIDs e conseguimos linkar bastante o comportamento cross-device evitando, com essa estratégia, a segregação dos dados. Legal, né?