Você já deve ter notado uma quantidade considerável de sites exibindo, ao invés de todo o artigo, uma parte dele. E para continuar lendo, você precisa apertar um botão de “leia mais”. Mas, afinal, para que serve isso? Eu fiz uma pesquisa e encontrei as seguintes justificativas:

1) Defesa contra robôs: sites de conteúdo e notícias, muitas vezes usam esses botões para evitar que seus conteúdos sejam roubados por robôs. Embora seja uma defesa bem rudimentar, ela funciona para muitos casos.

2) Afirmação da intenção do usuário: ter o usuário dizendo que quer ler mais provém uma informação importante, uma confirmação do interesse do usuário em continuar lendo. Com um site cheio de links, sidebar etc fica difícil saber se o usuário está realmente afim de ler ou apenas rolando a página. A necessidade de um clique não é a melhor experiência, mas a informação da intenção do usuário é bastante relevante para entender o engajamento do leitor no texto (não apenas a otimização do melhor título que muitos blogs e sites já fazem bem até demais).

3) Acesso facilitado ao fim da página: muitas vezes uma rolagem longa pode ser um problema. O final da página costuma ter opções de conteúdos que podem ser uma alternativa caso o conteúdo da página atual não seja interessante. Assim, a chance de rejeição pode ser menor.

4) Carregamento rápido: uma das justificativas também encontradas é o carregamento rápido, uma vez que os elementos abaixo do botão só são carregados depois do clique nele. Isso pode ser feito de outras formas usando lazy loading e outras técnicas de carregamento.

Embora eu não ache nenhuma justificativa forte o bastante, creio que a junção de 2 ou mais possa sim fazer sentido. E você, o que acha?