Ninguém gosta de tráfego fake chegando na conta de Analytics, certo? Nesse post falarei algumas dicas para tentar evitá-los.

A primeira está disponível no próprio Google Analytics. Nas configurações da vista de propriedade, na aba “Visualizar configurações”, você encontra um checkbox contendo “Excluir todos os hits de bots e indexadores conhecidos”. Marque-o e clique em concluir. Essa opção irá excluir todos os bots contidos em uma lista mantida pelo próprio Google Analytics.

A outra dica é criar um filtro de inclusão dos hostnames que você está trackeando. Pode ser, por exemplo, seudominio.com e também blog.seudominio.com ou ainda outrodominioseu.com. Afinal, o tráfego não deve vir de outros hostnames que não os que seu ou seus sites estão utilizando.

Você também pode verificar o relatório de tráfego de referência e checar se os links contidos lá são realmente sites reais linkando para o seu ou apenas spam. Crie um filtro de exclusão desses endereços. Lembrando que o filtro só funciona a partir do momento em que é aplicado e não nos dados contidos no histórico.

Por fim, a dica final é utilizar um UA (ID exclusivo da propriedade de Analytics) que termine com um número acima de 1. Isso porque a maioria dos spammers usam o final 1 como alvo pois é o tipo de propriedade mais comum.