FOOC, ou Flash Of Original Content, é um problema específico de testes A/B. Ele acontece quando uma pessoa é sorteada para ver a variation (ou versão desafiante), porém, ela acaba vendo a Control (ou versão original) por alguns décimos e as vezes até segundos inteiros.

Isso é um problema, uma vez que o usuário pode se sentir desconfortável com o redirect e achar que é alguma falha do site, como por exemplo, questões de segurança. E aí sua variation vai performar pior.

Já tivemos vários testes que perderam, e, uma vez corrigido esse problema, venceram, demonstrando claramente que esse problema afeta a performance de testes A/B.

Ok, mas como contornar o problema? Seguindo sempre as instruções de instalação da sua ferramenta de teste A/B.

Se você é como a maioria das pessoas, vai acabar utilizando a Suite do Google Analytics para isso, o que significa que você utilizará o Google Optimize.

Sempre fazemos a implementação do Google Optimize através do Google Tag Manager. Isso implica em uma pequena modificação do código.

Para facilitar nossa vida, criamos uma pequena ferramenta para gerar o código completo ideal. Ou seja, ao invés de pegar aquele código que o GTM dá, fazemos uma pequena inclusão que ajudará você a evitar o FOOC dos seus testes.

Como Fazer

Copie o código do seu container no GTM. Vai ser algo como GTM-XXXXXX. Em seguida adicione esse ID ao final da seguinte URL:

https://mymetric.com.br/instrucoes/GTM-XXXXXX

Copie e código e implemente junto ao seu desenvolvedor.