Extreme Go Horse é um termo que expressa uma crítica em relação a falta de organização com que alguns programadores trabalham. Essa falta de organização por querer fazer as coisas às pressas gera uma série de problemas no código que trarão, para ele ou seus colegas, mais dor de cabeça para resolver num futuro não muito distante.

Com o Marketing não é diferente. A falta de priorização leva times inteiros de Marketing a gastarem horas e mais horas em tarefas que não vão tirar a empresa de um resultado atual X para um resultado futuro melhor que isso. Então, como trabalhar?

Normalmente, temos várias ideias do que fazer no Marketing Digital dos projetos em que estamos inseridos, certo? Essas ideias podem nascer de dados que temos, como por exemplo alguma pesquisa com os visitantes do site ou mesmo de dados de comportamento do próprio Analytics. Elas também podem surgir de posts em blogs especializados ou mesmo uma análise descompromissada da concorrência.

Junte tudo isso em um backlog, ou seja, uma lista de coisas a implementar. Mas não saia implementando tudo de uma vez. Primeiro, tente classificar as ideias em uma relação de custo-benefício, ou seja, ideias mais fáceis de implementar e com um potencial de resultado maior devem ser colocadas no começo da fila. O Trello é um bom lugar para administrar isso. Tente usar dados que você já tem para essa classificação, e não apenas a opinião sua ou de mais pessoas.

Em seguida, vamos adotar o fluxo da metodologia Lean Startup que é o famoso “Build, Measure, Learn”.

Build: aqui é a hora de tirar a ideia do papel e executar ela. Na linha do Lean Startup, a ideia de MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável) é criar um produto com as condições mínimas de atingir as pessoas desse mercado, ou seja, nada de perfeccionismo por aqui, ou podemos perder um tempo precioso com uma ideia que não necessariamente vai dar tão certo como esperamos (e isso acontece aos montes).

Measure: agora que você tem algo novo no ar é preciso investir em mensuração. Instale eventos de Analytics, userID dos seus usuários, enfim, meça tudo que tiver direito para poder ter uma visão de como esse MVP está performando em relação a outras ideias e projetos que você já desenvolveu.

Learn: com os dados coletados, agora é a hora de estudar e fazer uma breve reflexão nos pontos onde a ideia mandou bem e onde ela poderia melhorar. Nessa etapa também é importante compartilhar com o time responsável pelo MVP.

Por fim, a ideia é que esse ciclo rode rapidamente, pois quanto mais ideias você conseguir testar, maior a chance de você encontrar algo que pode alavancar os resultados do seu negócio com pouco esforço.