Modelos de Atribuição no Facebook Ads e no Google Analytics

Muitas pessoas pensam que, se tiveram 10 conversões no Facebook Ads deverão ter 10 conversões no tagueamento específico feito para o Google Analytics. Muitas vezes até ficam preocupados com a qualidade do rastreamento, já que essa diferença tende a ser grande.

Na verdade, não dá pra comparar. Cada uma das duas ferramentas tem modelos de atribuição diferentes e até mesmo dados diferentes. Vou explicar melhor:

No Facebook Ads, quando você configura uma campanha com foco em conversões no site, você escolhe entre quatro modelos de atribuição: clique de 1 dia, clique de 7 dias, clique e visualização de 1 dia e clique de 7 dias com visualização de 1 dia.

Em relação ao clique, vamos supor que você clica em um anúncio em qualquer um dos modelos acima. Mesmo que você acesse o site depois de outra forma que não seja pelo anúncio, o Facebook vai contar a conversão, a depender da quantidade de dias escolhida. A mesma coisa para visualização, caso você veja um anúncio e não clique nele, vai sofrer os efeitos da atribuição do Facebook Ads se converter no mesmo dia.

Já o Google Analytics funciona diferente. O modelo padrão do GA é o last click, ou seja, qual foi a última mídia que trouxe o usuário antes de converter. O que sabemos é que muitas pessoas que são impactadas por Ads no Facebook não clicam no anúncio, mas são influenciadas e depois acessam o site via buscador principalmente.

Você pode até usar os diferentes modelos de atribuição disponíveis no GA, mas não vai chegar a nada parecido com a atribuição do Facebook Ads, até porque o GA não sabe se algum usuário viu o anúncio, essa informação não chega e nem é aberta para qualquer integração possível hoje em dia. Além do que, qual a utilidade do Google Analytics mostrar que o Facebook Ads tá performando bem? Tirar verba do Google AdWords?

Minha recomendação?

Use a atribuição do Facebook Ads para analisar Facebook Ads, do contrário, seu custo de aquisição vai parecer muito maior e desestimulante para investir, inviabilizando muitas vezes um projeto bacana.