Primeiramente, você precisa ter o Google Tag Manager instalado no seu site. Atualmente, ele possui dois trechos de código, o script e o noscript. O script deve ir logo após a abertura da tag e o noscript na abertura da tag , ambos em todas as páginas do seu site.

Agora que você já tem instalado o GTM, você precisa fazer uma pequena configuração antes de começarmos a implementação sugerida nesse post. Abra sua conta e container, entre na seção variáveis e clique no botão configurar. Na seção cliques, procure por click element e ative-o.

Agora vá na seção acionadores, crie um novo. Escolha o tipo clique – todos os elementos. Filtre apenas alguns cliques, onde click element corresponde ao seletor de CSS que iremos procurar da seguinte mandeira:

Clique no botão que deseja criar um evento para monitorar. Clique com o botão direito do mouse e clique em inspecionar. Clique novamente com o botão direito, dessa vez, sobre o elemento de HTML que foi inspecionado. Clique em copiar seletor.

Aí já pode colocar lá no campo que falamos acima, na criação do acionador.

Salve seu acionador e agora é só criar uma tag de evento de Universal Analytics para ele.