Quanto vale um clique?

Em um dos projetos em que estou trabalhando, um determinado call-to-action teve 470 cliques nos últimos 30 dias. No mesmo período, de todas as transações, 30 ocorreram por meio desse botão, sendo que cada uma delas tem um valor médio por transação (ticket médio) de R$ 478,80.

Multiplicando o número de transações pelo valor médio, obtemos a receita do call-to-action: R$ 14.364,00. Dividindo pelo número de cliques, temos o valor dele: R$ 30,56.

Cada clique dado nesse botão gera R$ 30,56 para o meu negócio? Não necessariamente. Mas a ideia desse número é entender o fluxo do dinheiro pelo seu site e otimizar as partes mais importantes. Nesse caso, eu criei uma meta no Google Analytics com o valor encontrado, a partir daí, meus relatórios podem dizer para mim quanto estou ganhando ou deixando de ganhar com minhas ações de otimização da taxa de cliques desse call-to-action.

Além de tudo, essa é uma boa estratégia de escolha de KPI para um Teste A/B.