O viés de confirmação é um problema bastante relatado no meio científico. Ele é a tendência de se lembrar, interpretar ou pesquisar por informações de maneira a confirmar crenças ou hipóteses iniciais.
Ou seja, invés de olharmos para os dados sem preconceitos buscando entender o que eles estão nos dizendo, acreditamos na primeira ideia que mais nos agrada e aí sim vamos atrás de dados para comprovar esse pensamento prévio.
Aplicando essa tendência ao Digital Analytics, vemos analistas confiando demais em opiniões pessoais, muitas vezes embasadas por um problema enfrentado com algum site em específico e, a partir desse disparador, há a busca de dados para confirmar tal crença inicial.
Não precisamos falar que isso reduz muito o resultado em Marketing Digital, já que boas ideias são ignoradas e muita energia é desperdiçada com impulsos muito pessoais e que não representam a realidade daquele público-alvo.
Como contornar o problema do viés de confirmação?
Faça uma força para não aceitar a primeira ideia que te vem na cabeça, ao invés disso, faça uma análise descompromissada dos dados que você tem, tente não ir com muita sede ao pote, ou seja, mantenha-se acima do primeiro detalhe que te chamar atenção nos dados, tente ver qual a visão geral os dados estão te dando.
Se os dados que você tem atualmente não são suficientes, proponha uma coleta nova, sempre visando a imparcialidade na análise. Outra dica: peça opinião de terceiros, de preferência, para alguém cético. Assim você garante que não vai estar gastando energia com ideias muito pessoais que por mais legais que sejam podem ser apenas perda de tempo.